R. Cruz Machado, 468 - Centro - União da Vitória
(42) 3523-3130 | (42) 99993-2879
Teste Ergoespirométrico
O que é Teste Ergoespirométrico?
​
Teste Ergoespirométrico permite avaliar o potencial aeróbio e identificar as zonas ideais para treinamento aeróbio leve, moderado e máximo.
Geralmente é executado simultaneamente com o teste ergométrico, através da utilização de um analisador de gases, o qual é acoplado através de uma máscara no rosto do paciente e possui um sensor extremamente sensível, que detecta inúmeras variáveis ventilatórias, como o consumo máximo de oxigênio, mais conhecido por VO2max.
Apesar de muitos acharem que o VO2max é o dado mais importante obtido através da ergoespirometria, as informações mais relevantes para o atleta são o Limiar Ventilatório I (também conhecido por Limiar Anaeróbio) e o Limiar Ventilatório II (também conhecido por Ponto de Compensação Respiratória), pois indicam as zonas ideais para treinamento aeróbio.
Todavia, o VO2max serve para que o atleta obtenha uma informação acerca de seu potencial para provas de longa duração. Uma vez que o VO2max é fortemente influenciado por fatores genéticos, a sua medida pode elucidar ao atleta e a seu treinador o nível máximo de desempenho que poderá ser obtido em corridas e provas de triathon.
​
Indicações:
​
Avaliação funcional de doenças cardíacas e pulmonares.
​
Avaliação seriada no pré e no pós-transplante cardíaco.
​
Quantificação do risco de pacientes com miocardiopatias (doença do músculo cardíaco).
​
Para programar a reabilitação em pacientes com doença cardíaca ou com insuficiência cardíaca.
​
Para programar treinamento de atletas.
​
Para diagnóstico diferencial da dispneia (falta de ar).
​
Contraindicações:
Gestantes.
Peso corporal acima de 160 quilos.