As baixas temperaturas promovem o aumento do metabolismo e a contração das artérias coronárias, o que pode contribuir para um infarto e outras complicações, principalmente para quem sofre com doenças cardiovasculares.
O frio aumenta em até 30% as chances de infarto ou AVC. As baixas temperaturas dificultam a circulação e aumenta consideravelmente o esforço que o coração precisa fazer para bombear sangue.
Para evitar isso, além de se manter aquecido, com roupas que diminuam os efeitos do frio intenso, também é importante manter a regularidade das atividades físicas, sempre com vestimentas adequadas à temperatura externa e boa hidratação.
Dicas para Evitar o Infarto Durante o Inverno:
Mantenha hábitos saudáveis;
Evite ambientes fechados e aglomerados, o que facilita o aumento de infecções;
Alimente-se de forma correta, com o consumo de frutas, verduras e legumes come baixas colorias;
Aumentar a ingestão de água nesta época do ano é fundamental;
Não esquecer de fazer checape com cardiologista uma vez ao ano;
Ao sair de casa, com as baixas temperaturas, agasalhar o corpo e deixá-lo bem aquecido.
Se por um lado o risco para quem já possui cardiopatias conhecidas é mais alto no frio, as temperaturas baixas também podem acelerar eventos e acentuar os sinais de doenças cardíacas em quem ainda não foi diagnosticado.
Por isso, no frio ou no calor, fique atento aos sinais do seu corpo. Dor no peito, sensação de "batedeira", cansaço repentino, formigamentos, tudo isso são sinais de alerta e devem te levar imediatamente a um cardiologista para investigação.
Cuide do seu coração, visite regularmente seu Médico Cardiologista.
コメント