Não é necessário recorrer a complexas explicações científicas para compreender o quão prejudicial o estresse pode ser. No entanto, você sabia que ele pode ter um impacto extremamente negativo na saúde do seu coração?
De acordo com especialistas, episódios isolados de estresse são considerados normais e, geralmente, não causam danos adicionais à saúde. No entanto, quando o estresse se torna constante e faz parte da rotina, ele pode afetar negativamente todo o organismo, incluindo o coração. Esse é o chamado estresse crônico, que mantém a pessoa constantemente estressada.
Para aqueles que já possuem doenças cardiovasculares, o estresse crônico pode ser extremamente perigoso, representando um fator de risco significativo para o desenvolvimento de AVC Acidente Vascular Cerebral. Além disso, pessoas saudáveis também podem desenvolver problemas de saúde devido ao estresse crônico.
Portanto, é crucial encontrar maneiras de lidar com o estresse do dia a dia. Isso não significa evitar o trânsito, abandonar o emprego ou ignorar as dívidas. O segredo está em adotar estratégias para compreender que até mesmo os piores problemas são temporários e não devem ser maiores do que a sua saúde.
04 Dicas de como Enfrentar o Estresse e Viver Melhor
Estar constantemente estressado é prejudicial para a saúde física e mental. Na maioria das vezes, não é possível evitar situações estressantes, mas você ainda pode encontrar maneiras de se manter calmo e preservar sua saúde.
Respire: Quando se deparar com uma situação estressante, pare por um minuto e siga estas etapas:
- Inspire e expire profundamente cinco vezes (sua barriga deve se expandir a cada inspiração);
- Imagine todo o estresse deixando o seu corpo a cada expiração;
- Mesmo que não esteja genuinamente feliz, sorria. É difícil ficar de mau humor com um sorriso no rosto.
Relaxe: Após a sessão de respiração, faça uma breve avaliação do seu corpo para identificar as áreas que estão tensas ou desconfortáveis. Maxilar apertado? Ombros encurvados? Alguma outra parte do corpo não está se sentindo à vontade?
Faça uma leve massagem ou toque suavemente nessas áreas para promover um relaxamento completo. Além disso, imagine-se em um lugar que lhe traga calma, como uma praia, uma banheira de hidromassagem ou uma trilha natural, para ajudar a relaxar e afastar o estresse.
Mastigue conscientemente: Você costuma recorrer à comida quando está estressado? Experimente mastigar mais devagar e de forma consciente da próxima vez que isso acontecer. Preste atenção ao sabor, à textura e ao aroma de cada mordida. Mastigue lentamente enquanto tenta adivinhar todos os ingredientes que foram utilizados para preparar a sua refeição. Isso também ajudará a reduzir os terríveis desejos noturnos que surgem após um dia difícil.
Olhe para o todo: Quando o seu nível de estresse aumentar, respire fundo e pergunte a si mesmo: isso realmente importa para mim...
- na próxima semana? - no próximo mês? - no próximo ano?
- daqui a 10 anos?
Aposto que a maioria das coisas que lhe causam estresse não terão importância na próxima semana, talvez nem no dia seguinte. Pare de sofrer por coisas que você não pode controlar.
Comments