Segundo o Ministério da Saúde a hipertensão afeta um em cada quatro adultos brasileiros. Em média, 388 pessoas perdem a vida por dia por causa da pressão alta.
Para ser considerada hipertensão, os valores das pressões máxima e mínima do paciente devem ser iguais ou ultrapassar os 14 por 9. Cerca de 90% dos casos de hipertensão ocorrem por hereditariedade, ou seja, se algum familiar é hipertenso, as chances de você desenvolver a doença são maiores.
Porém outros fatores também podem contribuir para o seu surgimento:
obesidade;
sedentarismo;
cigarro;
consumo excessivo de bebida alcoólica;
níveis altos de colesterol e
consumo elevado de sal.
A pressão alta não tem cura definitiva, porém, pode ser controlada através de medicamentos e, principalmente, adotando um estilo de vida mais saudável.
Recomenda-se evitar frituras e o excesso de sal e açúcar, enquanto, por outro lado, deve-se aumentar a ingestão de frutas, verduras e legumes.
A prática regular de exercícios físicos também é imprescindível. Além de aumentar a eficiência do coração, ela faz com que o sangue flua melhor e que vasos sanguíneos se tornem mais saudáveis e flexíveis.
Além de caminhada, corrida e andar de bicicleta, o médico cardiologista pode recomendar a prática de musculação, a fim de ganhar força e massa magra.
Comments