top of page
Foto do escritorBruna Koroluk

Qual o Melhor Exercício para o Coração? Corrida ou Musculação?

"O segredo para um treino eficiente está no simples ato de fazê-lo".

Começar o post de hoje com essa reflexão é fundamental, afinal, qualquer exercício é melhor do que nenhum, não é mesmo? O importante é deixar o sedentarismo para trás, não importa a modalidade escolhida.


Portanto, antes de mais nada, é preciso dar o primeiro passo, seja com uma caminhada, uma mudança de hábito como ir de bicicleta para o trabalho ou optar pelas escadas em vez do elevador. O importante é se movimentar sempre que possível e não encontrar desculpas para permanecer inativo. Sempre haverá motivos para não mudar, mas também haverá muitos motivos para adotar um estilo de vida mais saudável. A escolha é sua!


E já que estamos falando de escolhas, hoje vamos descobrir qual modalidade é a melhor para a saúde do coração: musculação ou corrida? Provavelmente, você já tem uma resposta em mente, pois a maioria das pessoas acredita que a corrida, por ser um exercício aeróbico, é mais eficiente para a saúde cardiovascular. Mas será que os estudos comprovam isso?


Segure a curiosidade por um momento e continue lendo para descobrir qual é a "campeã" e por quê. Vamos lá!


Antes de mais nada, vamos entender um pouco mais sobre cada modalidade.


A corrida é um dos exercícios aeróbicos mais populares e tem a vantagem de ser uma prática democrática, pois basta ter um tênis adequado e a liberação do cardiologista para começar. Além disso, ela melhora nossa capacidade cardiorrespiratória, o que pode beneficiar outras atividades físicas e até mesmo o dia a dia. Mas os benefícios não param por aí. Veja alguns deles:


- Emagrecimento: Embora a composição corporal não dependa apenas do exercício, já que a dieta também é um fator importante, a corrida é uma atividade que consome muita energia e pode contribuir para a perda de gordura e ganho de massa muscular.


- Redução do risco de doenças: A corrida traz inúmeros benefícios que resultam em menores chances de desenvolver doenças crônicas, como o câncer, por exemplo.


- Melhora da memória: A prática da corrida estimula o funcionamento das funções cerebrais, o que ajuda na organização de ideias, planejamento e atenção.


- Fortalecimento do cérebro e do coração: Os corredores liberam uma maior quantidade de proteína responsável por fornecer energia aos músculos e cérebro. Além disso, a modalidade melhora a frequência cardíaca e fortalece o músculo do coração.


- Redução do estresse: Correr ajuda na liberação de neurotransmissores que regulam os níveis de estresse do nosso organismo.


- Melhora da autoestima: A prática da corrida melhora o humor e ativa o metabolismo, o que resulta em uma melhora da autoestima.


Com tantos benefícios, você já deve estar inclinado a nomear a corrida como a grande campeã, não é mesmo? Mas antes de decidir, vamos conhecer os mecanismos benéficos dos exercícios de força, como a musculação.


Se existe uma atividade física que complementa todas as outras, é a musculação. Não acredita? Basta observar o treinamento de atletas de diversos esportes, como futebol, tênis, corrida, ciclismo, entre outros. Todos eles necessitam do fortalecimento proporcionado pela musculação, principalmente para prevenir lesões.


Mas a pergunta que não quer calar é: "Será que a musculação é melhor do que a corrida?" Bem, por ser um exercício anaeróbico, saiba que ela contribui significativamente para melhorar a capacidade cardiorrespiratória. Você pode sentir isso na pele e nos músculos ao realizar um treino intenso de força.

Vamos conhecer outros benefícios?


Aumento de força e tônus muscular: Não há nada melhor para construir músculos do que a musculação, o que influencia positivamente sua qualidade de vida a curto, médio e longo prazo.


Prevenção da osteoporose: Através do fortalecimento ósseo, a musculação ajuda a evitar essa condição.


Melhora do humor: Como qualquer exercício, a musculação estimula a liberação de hormônios relacionados ao bem-estar, como a endorfina. Além disso, melhora o equilíbrio e a coordenação motora.


Aceleração do metabolismo: O tecido muscular continua a queimar calorias mesmo horas após o treino de musculação.


"E O CORAÇÃO?"

Essa talvez seja uma grande surpresa: você sabia que a musculação tem um impacto maior na saúde do coração do que a corrida, que é uma atividade aeróbica?


Essa afirmação foi comprovada por meio de um estudo realizado na Universidade St. George, em Granada, que avaliou mais de 4.000 pessoas. Os cientistas demonstraram que o treinamento de força e resistência são ainda mais benéficos para melhorar os marcadores de risco de doenças cardiovasculares, como pressão alta, excesso de peso, colesterol alto e diabetes.


A musculação é, portanto, uma atividade essencial para todos os esportistas e para qualquer pessoa que deseje melhorar sua saúde e bem-estar. Não subestime o poder dessa "mãe" de todos os esportes!


Apesar da musculação ser a mais benéfica neste quesito, na hora da escolha a combinação de ambas é a melhor opção.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page