A hipotensão, também conhecida como pressão baixa, é tão perigosa quanto a hipertensão. A queda brusca da pressão pode ser perigosa quando acompanhada de sintomas como tontura, desmaio, suor frio e palidez. Por trás desses sintomas, podem estar problemas graves como hipotireoidismo, arritmias cardíacas e infecções generalizadas.
Além disso, outros sinais importantes que devem ser avaliados são braços e pernas fracos, enjoo e vômitos. É importante ressaltar que não existe uma doença específica chamada pressão baixa, mas quando os sintomas são frequentes, é recomendado procurar um cardiologista para investigação.
Com a pressão arterial muito baixa , o cérebro, o coração e outros órgãos vitais podem não receber sangue suficiente. Em última análise, isso pode fazer com que esses órgãos não funcionem corretamente e até mesmo sejam permanentemente danificados.
A pressão arterial normal é popularmente conhecida como "12 por 8". Para ser considerada baixa, ela deve ficar próxima de "9 por 6" e a pessoa deve apresentar sintomas como tontura, mal-estar, palidez, sensação de cansaço e até mesmo desmaios. A redução do fluxo sanguíneo nas artérias pode levar à deficiência de sangue no cérebro e à queda da pressão.
As mulheres são geralmente as principais vítimas da pressão arterial baixa, especialmente em dias muito quentes ou durante o período pré-menstrual. Pessoas com insuficiência cardíaca em estágio avançado também apresentam mais dificuldades para manter a pressão arterial em níveis satisfatórios. Além disso, certos medicamentos para emagrecimento podem causar queda da pressão devido à perda de líquidos.
Quando alguém apresentar sintomas de queda de pressão, a primeira orientação é deitá-la de barriga para cima e elevar as pernas acima do restante do corpo, colocando-as em cima de uma cadeira. Isso facilita o retorno do sangue ao coração e ao cérebro, proporcionando uma sensação de bem-estar e normalizando a pressão.
É importante lembrar que colocar sal embaixo da língua não é recomendado, pois não tem efeito imediato. Aumentar a ingestão de água, líquidos e realizar lanches nos intervalos das refeições é o ideal.
A melhor forma de verificar se a pressão está baixa é auferindo em casa ou em uma farmácia com um medidor. Se a pressão permanecer baixa por mais de 15 minutos, ou se os episódios ocorrem mais de duas vezes por mês, é importante procurar um médico cardiologista.
Cuida da saúde do seu coração!
Comments