Você sabia que o coração pode sofrer com as consequências da menopausa? Muito além das ondas de calor e sudorese, as alterações geradas pela menopausa podem ser responsáveis por provocar ou elevar as chances de problemas cardíacos nas mulheres.
Por isso, é fundamental que o coração receba atenção e cuidado especial nessa fase da vida da mulher.
As alterações hormonais podem desencadear questões mais profundas, como por exemplo:
sintomas psíquicos como irritabilidade, instabilidade emocional, choro descontrolado, depressão, distúrbios de ansiedade, melancolia, perda da memória e insônia;
alterações na pele e cabelos e unhas quebradiças;
alterações na distribuição da gordura o corpo e concentração maior na região abdominal;
perda de massa óssea;
risco aumentado de doenças cardiovasculares.
Os riscos de doenças do coração aumentam para todos com o passar da idade, Mas as mulheres, por conta dos efeitos da menopausa, podem ficar mais vulneráveis.
De acordo com Hospital do Coração de São Paulo, existe um aumento de 30% no número de casos de infarto e cirurgias cardíacas em mulheres na menopausa.
Na menopausa os ovários param de produzir os hormônios femininos: o estrogênio e a progesterona. Quando fazemos o recorte para a saúde cardiovascular, o estrogênio é o mais importante, pois tem relação direta com o bom funcionamento do coração. O estrogênio é um hormônio que possui ação hemodinâmica, metabólica e vascular, atuando diretamente na proteção do coração e vasos sanguíneos.
Entre as principais iniciativas de proteção do coração na menopausa está a busca por avaliação periódica de um Médico Cardiologista.
Cuide do seu coração!
Comments