Eletrocardiograma pode Diagnosticar Pressão Alta?
- Bruna Koroluk
- 3 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
O ECG, ou eletrocardiograma, é um exame que capta a atividade elétrica do coração para identificar diferentes condições cardÃacas. Mas surge a dúvida: o ECG pode detectar pressão alta?
A resposta é não, diretamente. A pressão alta, ou hipertensão arterial, é uma condição que afeta os vasos sanguÃneos e não gera sinais elétricos que podem ser captados pelo ECG. No entanto, o ECG pode revelar indÃcios de danos ao coração causados pela hipertensão prolongada.
Por exemplo, o Eletrocardiograma pode mostrar sinais de hipertrofia ventricular esquerda, que é o engrossamento das paredes do ventrÃculo esquerdo do coração, uma consequência comum da pressão alta crônica.
Também pode identificar bloqueios ou sobrecargas das cavidades cardÃacas, que podem ser indiretos de hipertensão.
Portanto, enquanto o Eletrocardiograma não detecta a pressão alta em si, ele é fundamental para avaliar as consequências que a hipertensão pode ter sobre o coração, contribuindo assim para um diagnóstico mais completo da saúde cardiovascular do paciente.
Também por isso, é recomendado realizar o Eletrocardiograma periodicamente, em uma rotina de check-up. Você já realizou eletrocardiograma no último ano?