top of page
Foto do escritorBruna Koroluk

Doenças Cardiovasculares Matam mais de Mil Pessoas por Dia

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares são responsáveis por uma parcela significativa das mortes no Brasil, representando 30% do total. Isso significa que mais de mil pessoas perdem a vida todos os dias, cerca de 43 a cada hora, ou seja, uma vida perdida a cada 1,5 minutos.


Esses números assustadores revelam que as doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes em comparação com todos os tipos de câncer combinados. Além disso, elas são responsáveis por 2,3 vezes mais mortes do que todas as causas externas, como acidentes e violência, três vezes mais do que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais do que todas as infecções, incluindo a AIDS.


No entanto, é importante destacar que muitas dessas mortes poderiam ser evitadas ou adiadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas adequadas. É por isso que é fundamental consultar regularmente um cardiologista, garantindo assim a saúde do seu coração e a sua qualidade de vida.

Apesar da importância da prevenção, um estudo da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) aponta que cerca de 23% dos brasileiros nunca foram ao cardiologista. Causas das doenças do coração:

- Algumas pessoas já nascem com alguma malformação na estrutura do coração. Elas são chamadas de cardiopatias congênitas e podem ser identificados em exames pré-natais, embora nem sempre isso ocorra. - As doenças cardíacas podem surgir ao longo da vida devido a fatores de risco comportamentais: dieta não saudável, sedentarismo, tabagismo, uso prejudicial de álcool e estresse emocional.


- O excesso de peso do paciente é outro fator que afeta o coração por colocar mais pressão nas artérias, dificultando o trabalho do órgão.

E você já marcou a sua consulta com o cardiologista este ano? Não deixe para depois, cuide do seu coração e viva com mais saúde e bem-estar.


Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page