Essa condição é pouco comum, pois geralmente não se origina diretamente no coração. Em muitos casos, o câncer do coração é resultado de metástases de tumores que em outros órgãos do corpo e, neste caso, o tumor já se encontra em um estágio avançado de evolução.
No caso do tumor se formar propriamente no coração, há uma grande chance de ser um tumor benigno.
Principais Sintomas do Câncer no Coração:
Os sintomas vão depender da localização do tumor e da cavidade cardíaca que foi comprometida. A pessoa pode apresentar alguns ou nenhum tipo de sintoma, o que leva a uma descoberta tardia do problema.
Dentre os sintomas mais comuns é possível citar: - estenose (estreitamento anormal das valvas do coração), - embolia pulmonar, - arritmia, - falta de ar, - perda de peso e - AVC.
Tratamento:
Radioterapia ou quimioterapia, o tratamento tem como objetivo eliminar o tumor, reduzindo os sintomas e a progressão da doença.
Fatores de Risco:
Diferente de outras doenças o câncer de coração não pode, ainda, ser associado a fatores de risco como tabagismo e alcoolismo.
Esta é uma doença rara, mas não é impossível o surgimento. Por isso o mais indicado é manter uma rotina de exames do coração e a visita ao seu Médico Cardiologista em dia.
Comments