Uma das dúvidas mais frequentes: café faz mal ao coração? Para responder, existem muitos fatores que devem ser considerado. Entre eles está a saúde do coração e a quantidade de bebida ingerida, tanto em relação à quantidade de copo quanto à concentração de cafeína.
O café é uma das bebidas mais populares do mundo e está presente diariamente na vida das pessoas. Os brasileiros bebem até seis vezes mais café do que o resto do mundo. São mais de 21 milhões de sacas anualmente.
Quando a ingestão é baixa, o café possui propriedades antioxidantes, que atuam na preservação dos vasos sanguíneos, uma vez que inibe a ação nociva de radicais livres em relação às paredes das artérias. Em altas doses, que além de causar o aumento dos batimentos cardíacos, eleva os riscos de haver um infarto e outros problemas de saúde que podem até levar a uma morte súbita.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), não há nenhuma evidência que mostra que o café faz mal para o coração, mas já se sabe que o seu consumo pode elevar a pressão arterial por mais de três horas. Entretanto, a cafeína pode ser consumida tranquilamente, desde que de maneira moderada.
O café tem diversas propriedades medicinais, como:
inibição de apetite;
cardioestimulantes;
diuréticas;
laxativas;
relaxantes musculares e
vasoconstritoras.
Mas se ao tomar café você sente palpitações fortes, falta de ar e tontura, é sinal de que pode haver algo de errado com o seu coração. Consulte um cardiologista, realize exames regularmente e garanta que você terá uma longa vida cheia de cafezinhos.
Comments