Dentro do amplo espectro de doenças cardíacas, há uma condição que muitas vezes passa despercebida, apesar de sua gravidade e impacto na saúde cardiovascular: a amiloidose cardíaca.
A amiloidose é uma doença sistêmica rara causada pela deposição extracelular de fibrilas proteicas, conhecidas como substâncias amiloides. Essas fibrilas são depositadas em vários tecidos devido a um erro metabólico, resultando em danos aos órgãos afetados devido à incapacidade do organismo em removê-las.
Quando ocorre a deposição de fibrilas proteicas no coração, desenvolve-se a amiloidose cardíaca. O diagnóstico dessa doença deve ocorrer precocemente, pois, se não tratada, pode progredir de forma letal e progressiva.
Sintomas da Amiloidose Cardíaca:
Falta de ar;
Fadiga;
Perda de peso;
Tontura ao ficar em pé;
Batimentos cardíacos irregulares;
Pressão baixa;
Urina espumosa;
Dormência nas mãos e nos pés;
Constipação e diarreia, alternadamente;
Aumento do fígado (hepatomegalia);
Insuficiência cardíaca.
Como é diagnósticado a amiloidose cardíaca?
O diagnóstico de amiloidose não é fácil e pode demorar a ser feito. Normalmente, ele é realizado após suspeita clínica e a realização de exames como:
Biópsia de amostra de gordura abdominal ou da parte atingida;
Ecocardiograma, exame de imagem que avalia o coração e pode detectar seu espessamento e extensão do quadro.
Tratamento:
O tratamento da amiloidose cardíaca é feito de forma individualizada de acordo com o tipo de proteína envolvida (existem diversas), idade e quadro de saúde do paciente.
Ao sentir qualquer sintoma procure o Médico Cardiologista.
Kommentare