top of page
Foto do escritorBruna Koroluk

A Importância do Check-up Cardiológico

Já deu uma olhada no seu coração? Fazer um check-up cardiológico é super importante, especialmente depois dos 35 anos. O check-up é um conjunto de exames que ajuda a descobrir e prevenir doenças relacionadas ao coração, como por exemplo hipertensão, doença coronariana e arritmia.


Cuidar do coração é cuidar da saúde, para isso, é fundamental marcar uma consulta com um cardiologista. Ele vai conversar com você sobre histórico familiar, possíveis dores e desconfortos que você já teve, e também sobre seus hábitos, como diabetes, obesidade, tabagismo e colesterol alto, que podem ser fatores de risco.


E quais exames são feitos no check-up cardiológico? Além da consulta no consultório, existem exames que ajudam a identificar possíveis problemas. Por exemplo:


  • Exames de sangue pra ver como esta o colesterol, triglicerídeos e glicemia, que são fatores de risco para doenças cardiovasculares.

  • Eletrocardiograma, que registra as variações elétricas do coração. Este é um exame simples, mas que ajuda a ver se esta tudo funcionando direitinho.

  • Teste ergométrico, que é um teste de força, ele mede a pressão arterial, a frequência dos batimentos e outras coisas durante um esforço físico. Com esse teste, podemos identificar arritmias, avaliar a capacidade do coração e até diagnosticar problemas na pressão arterial durante os exercícios.


É importante lembrar que apenas fazendo o check-up podemos descobrir doenças logo no começo, o que ajuda na prevenção e nos cuidados necessários. E não é só isso, os exames também avaliam a qualidade de vida do paciente e nos dão orientações para controlar os fatores de risco.


Fazer check-up é parte da medicina preventiva.


Se em sua família existe histórico de doenças do coração, obesidade, hipertensão, colesterol alto ou diabetes, o ideal é fazer o check-up cardiológico a partir dos 20 anos, uma vez por ano. Se você possui alguma doença, é necessário ficar atento.

A recomendação é fazer exames com mais frequência, sendo o ideal a cada seis meses, pra prevenir.


Qualquer dúvida que você tiver, é fundamental marcar uma consulta com o cardiologista. Só assim é possivel identificar sintomas e melhorar sua qualidade de vida e bem-estar!




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page