Você sabia que somente no Brasil, cerca de 300 mil pessoas morrem de doenças cardiológicas? Uma morte a cada dois minutos. Muitos fatores podem acarretar problemas dessa natureza, desde heranças genéticas até maus hábitos alimentares.
Em meio a tantas mortes, algumas causas se destacam como por exemplo:
Infarto Agudo do Miocárdio
O infarto agudo do miocárdio, comumente conhecido como ataque cardíaco, ocorre devido à interferência de uma artéria coronária, resultando na diminuição do fluxo de oxigênio e sangue para o músculo cardíaco. Isso provoca dor intensa no peito, sudorese excessiva, falta de ar e mal-estar. A rapidez com que se manifesta torna o tempo um fator crucial, pois a cada minuto decorrido, o risco de morte aumenta em 10%.
O diagnóstico pode ser realizado por meio de uma série de exames, como a Tomografia Computadorizada;
Doença Vascular Periférica
A doença vascular periférica é causada pelo acúmulo de gordura que obstrui as artérias fora do coração, uma condição chamada de aterosclerose. Nos membros inferiores, por exemplo, isso reduz o fluxo sanguíneo, causando dor, dificuldade para caminhar e dormência.
O tratamento visa controlar os sintomas e reduzir o aumento de gordura nos vasos, ou diminuir o risco de danos cardíacos e vasculares cerebrais (AVC);
Acidente Vascular Cerebral (AVC)
O AVC ocorre devido à obstrução de um vaso sanguíneo cerebral por placas de gordura. Isso pode resultar em dor de cabeça, tontura e paralisia de membros ou do rosto. Dependendo da gravidade, as falas e funções neurológicas podem ser afetadas.
O tratamento varia conforme a localização e extensão do dano, sendo crucial o tempo decorrido desde o início dos sintomas até a obtenção do tratamento adequado para minimizar sequelas;
Morte Subita
A morte súbita ocorre sem chance de socorro imediato, muitas vezes devido a um ataque cardíaco. Apesar de ser repentino, pode ser prevenido com exames preventivos e monitoramento.
Procure seu cardiologista e viva de bem com seu coração!
Comments